MANIFESTAÇÕES NEURO-OFTÁLMICAS DO SARS-COV-2 E POSSÍVEIS MECANISMOS CAUSADORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA NARRATIVA

NEURO-OPHTHALMIC MANIFESTATIONS OF SARS-COV-2 AND POSSIBLE CAUSATIVE MECHANISMS: A NARRATIVE LITERATURE REVIEW

Autores

  • Villany Maria Palitot Galdino FAMENE
  • Elizabeth Maria Palitot Galdino FAMENE
  • Maria Clara Palitot Galdino FAMENE
  • Mário Augusto Pereira Dias Chaves UFPB

DOI:

https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n2.p226-236

Palavras-chave:

Covid-19

Resumo

O coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2) é o causador da doença denominada COVID-19, que teve o seu primeiro caso na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, em dezembro de 2019 e foi declarada uma pandemia em março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar das manifestações oftálmicas da COVID-19 terem um amplo espectro, já foi sugerida uma correlação entre a sua maior incidência e pacientes com a doença sistêmica mais grave. Hoje, relatos de casos e revisões de literatura representam a principal fonte de informação para construir um conhecimento comum acerca das manifestações neuro-oftálmicas da COVID-19. Com o intuito de contribuir para esse objetivo, foi feita esta revisão de literatura narrativa com artigos científicos publicados nas bases de dados: SCIELO, LILACS, MEDLINE e PUBMED, disponíveis entre 1 e 30 de janeiro de 2023, considerando a sua relevância dentro do tema abordado. Foi feita uma análise focando nas manifestações neuro-oftálmicas em pacientes que foram infectados pelo SARS-CoV-2, discutindo o conhecimento atual sobre o assunto e dando ênfase aos três mecanismos mais apontados como possíveis causadores dessas manifestações: o dano tecidual por fatores autoimunes mediados, o efeito direto do próprio vírus e o estado pró-coagulante da infecção por COVID-19. Algumas das manifestações neuro-oftálmicas consideradas as mais descritas na literatura foram: ptose, diplopia, nistagmo, paralisia do terceiro e sexto nervo craniano, síndrome de Miller-Fisher associada, neurite óptica, oftalmoplegia externa e alteração pupilar. Como o número de casos relatados continua crescendo, uma maior e melhor percepção do assunto e dos mecanismos envolvidos será, com o tempo e através de novos estudos, elaborada.

Biografia do Autor

Elizabeth Maria Palitot Galdino, FAMENE

Oftalmologista e Médica pela Faculdade de Medicina Nova Esperança - FAMENE.

Maria Clara Palitot Galdino, FAMENE

Oftalmologista e Médica pela Faculdade de Medicina Nova Esperança - FAMENE, Mestre em Saúde da Família e Comunidade (Mestrado Profissional), Especialista em Retina Clínica pelo Hospital Visão, Pb (Fellowship).

Mário Augusto Pereira Dias Chaves , UFPB

Oftalmologista pelo Hospital Universitário Lauro Wanderlay e Médico pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Especialista em Cirurgia de Catarata e Implante de lentes pelo Hospital Oftalmológico de Brasília - HOB (Fellowship) e em Cirurgia Refrativa pelo COEP - São Paulo.

Downloads

Publicado

2023-08-30

Como Citar

Palitot Galdino, V. M., Palitot Galdino, E. M., Palitot Galdino, M. C., & Pereira Dias Chaves , M. A. (2023). MANIFESTAÇÕES NEURO-OFTÁLMICAS DO SARS-COV-2 E POSSÍVEIS MECANISMOS CAUSADORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA NARRATIVA: NEURO-OPHTHALMIC MANIFESTATIONS OF SARS-COV-2 AND POSSIBLE CAUSATIVE MECHANISMS: A NARRATIVE LITERATURE REVIEW . Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 21(2), 226–236. https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n2.p226-236

Edição

Seção

Ciências da Saúde/Revisão Narrativa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.