PRODUÇÃO DE MARACUJAZEIRO NO BRASIL: UM ESTUDO DOCUMENTAL, DESCRITIVO-QUANTITATIVO
PASSION FRUIT PRODUCTION IN BRAZIL: A DESCRIPTIVE-QUANTITATIVE DOCUMENTARY STUDY
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n3.p237-248Palavras-chave:
Fruticultura, Passiflora edulis, ProdutividadeResumo
O maracujazeiro amarelo é uma planta trepadeira com características de porte semi-lenhoso, nativa do sudeste do Brasil. Cerca de 60% da produção total do fruto é destinado ao consumo in natura,podendo ser utilizado em sobremesas (mouses), bebidas (sucos, coquetéis) e o restante às indústrias de processamento, sendo o suco o principal produto industrializado. O consumo do maracujá apreciado no mercado interno e externo, tornam o Brasil um dos grandes produtores do fruto. Apesar das boas condições edafoclimáticas do país, alguns fatores foram limitantes no meio agrícola,interferindo na produção do fruto nos últimos anos. A área colhida, quantidade produzida, rendimento médio e valor da produção foram altamente influenciados pelas instabilidades no campo e no mercado comercial. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi mostrar o comportamento produtivo da cultura do maracujá-amarelo no Brasil ao longo de vinte anos. Através de uma revisão de literatura, foram coletados dados e informações científicas, em sites de instituição de dados estatísticos sobre o comportamento da produção de maracujá amarelo nos últimos 20 anos no Brasil. Os dados coletados, para o determinado estudo, foram os valores referentes à área colhida, em hectare (ha); produção, em tonelada (t); preço, em mil reais e rendimento da produção em quilogramas por hectare (kg.ha-1). Após tabulação dos dados, foram confeccionados gráficos e feito a análise do comportamento produtivo do maracujá-amarelo. A área colhida (hectares) e o valor da produção (mil reais), da cultura do maracujá-amarelo no Brasil estiveram em ascendência nos últimos vinte anos. A quantidade produzida em toneladas sofreu uma queda drástica entre 2000 e 2001, voltando a se recuperar a partir dos anos posteriores. O rendimento médio de maracujá-amarelo, teve um decréscimo entre os dois primeiros anos do início do século, se mantendo abaixo de 20 mil kg.ha-1, nos últimos vinte anos. Nos últimos anos, a cultura do maracujá foi influenciada devido à baixa tecnificação nos campos, bem como aos fatores climáticos e, principalmente, ao ataque de pragas e doenças. Diante disso, conclui-se que dentre as regiões, produtoras, o Nordeste é o maior produtor do Brasil de maracujá-amarelo, seguido do Sudeste como segundo maior produtor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.