UTILIZAÇÃO DE CAMOMILA (Matricaria chamomilla L.) NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
USE OF CHAMOMILE (Matricaria chamomilla L.) IN THE SCHOOL DEVELOPMENT PROCESS OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.nEsp1.p399-415Palavras-chave:
Desempenho escolar, Plantas medicinais, Crianças Especiais, TEAResumo
As plantas medicinais contêm substâncias que são utilizadas no processo de tratamento de doenças na medicina tradicional e, atualmente, vêm recebendo maior atenção da comunidade científica. A camomila é utilizada como chá, soluções tópicas e óleos essenciais que, por sua vez, são ricos em terpenos os quais atribuem à planta, além da ação calmante, ação anti-inflamatória e antioxidante, sendo benéfica no tratamento da ansiedade e depressão. Terapias vêm sendo empregadas para o público com Transtorno do Espectro Autista - TEA, sobretudo crianças e adolescentes, por apresentarem dificuldade na interação social e na comunicação, buscando desenvolver atividades no dia a dia com benefícios psicossociais, especialmente no cotidiano escolar. Plantas medicinais como a camomila podem ser utilizadas nesse propósito, sendo escassas abordagens com crianças com TEA no ambiente escolar. Assim, este trabalho objetivou investigar o efeito da camomila no comportamento e processo de desenvolvimento de crianças com TEA no ambiente escolar. Trata-se de um estudo transversal descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu entre os meses de agosto e setembro de 2023, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CAEE 70474723.7.0000.5179). O estudo foi realizado na escola municipal, situada na zona rural do município de Santa Rita – PB. A população deste estudo foi constituída por pais e/ou responsáveis, professores/cuidadores da turma do 1º ano fundamental da qual faziam parte apresentava 04 educandos diagnosticados com TEA. Foi utilizado um questionário avaliando aspectos do comportamento e conhecimento de plantas medicinais. O uso da camomila, por meio de atividades lúdicas, proporcionou aos discentes com TEA a concentração necessária, apenas no momento da aplicação, e contribuiu para a aprendizagem dos alunos. Os capítulos florais triturados e o extrato oleoso da camomila aplicados à massa de modelar orgânica, proporcionaram o relaxamento para, favorecendo a concentração e atenção dos discentes envolvidos neste trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.