VIGOR DE SEMENTES CRIOULAS DE FEIJÃO CAUPI (Vigna unguiculata L.) COM TESTES RÁPIDOS
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n3.p268-282Palavras-chave:
Emergência de sementes, Análises de sementes, Fabaceae, Viabilidade, Hipoclorito de sódioResumo
Na agricultura orgânica, a falta de acesso à tecnologia e recursos para investimentos leva os produtores a buscarem formas de perpetuar e armazenar materiais vegetais viáveis, como as sementes crioulas. O feijão-caupi (Vigna unguiculata) é uma cultura valorizada nesses sistemas e amplamente cultivada. No entanto, a transferência de variedades crioulas desse feijão pode ser desfavorável em alguns casos, devido à qualidade variável das sementes, necessitando avaliação. Testes rápidos de germinação podem ser uma alternativa mais econômica para determinar o vigor dessas sementes. Com isso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o vigor das sementes crioulas de feijão-caupi por meio de testes rápidos. O trabalho foi conduzido no Laboratório Multidisciplinar de Bioquímica das Faculdades Nova Esperança, no município de João Pessoa - PB. Foram realizadas análises em três lotes de feijão-caupi, acerca das características morfológicas das sementes. Fez-se teste rápido com tintura a base de iodo, teste do verde rápido, imersão em hipoclorito de sódio e avaliação do vigor das plântulas. A partir dos testes rápidos, foi possível detectar os danos mecânicos presentes nas sementes. Os testes realizados mostram diferenças entre si no que se diz respeito a danos mecânicos e emergência de plântulas. As sementes apresentaram médias lineares de comprimento, largura e espessura. Não houve diferença significativa entre os lotes. Foi possível observar que houve influência dos danos em relação ao vigor das plântulas, entre os lotes. O lote 2 foi o que apresentou maior quantidade de sementes sadias e maior vigor das plântulas. Com isso, conclui-se que os testes rápidos são eficientes na avaliação do vigor das sementes de feijão-caupi.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.