CÂNCER INFANTIL E A CONDIÇÃO DE SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS COM CÂNCER

REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Joice Daiane de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Yasmin Dantas de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Jamile Marinho Bezerra de Oliveira Moura Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Georgia Costa de Araújo Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n3.p389-400

Palavras-chave:

Neoplasias; Doenças da boca; Saúde das Crianças; Saúde Bucal; Quimioterapia.

Resumo

Alguns fatores em crianças com neoplasias malignas como a neutropenia, o tratamento antineoplásico e a condição de saúde bucal desfavorável podem contribuir para o desenvolvimento de alterações na cavidade oral. Portanto, o presente estudo objetivou analisar a condição de saúde bucal em crianças com câncer. Trata-se de uma revisão integrativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de levantamento bibliográfico nas bases de dados Medline, LILACS, BBO, BINACIS, BDENF, LIPECS e SciElo em agosto de 2021. Os resultados obtidos, a partir dos 13 artigos incluídos, revelaram que 69,23% da amostra foi representada por pacientes com Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA). Quanto ao tratamento antineoplásico, 92,30% dos artigos identificaram crianças em quimioterapia. Nos estudos que analisaram o CPO-D e/ou ceo-d não se conseguiu encontrar um padrão relacionado à cárie dentária, havendo muita variabilidade, porém com baixos valores predominantes. A maioria dos artigos revelaram uma condição de saúde periodontal satisfatória em crianças com câncer, já os índices que mediram o grau de higiene oral demonstraram um estado de saúde bucal que variou de regular a deficiente. Conclui-se que a condição de saúde bucal de crianças com câncer requer atenção a fim de prevenir as complicações ou a exacerbação das alterações orais que afetam a saúde bucal, saúde sistêmica e qualidade de vida desse grupo no decorrer do ciclo da doença ou tratamento.

Biografia do Autor

Joice Daiane de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Cirurgiã-Dentista pelaUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica pela EMCM/UFRN.

Yasmin Dantas de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Cirurgiã-Dentista pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Jamile Marinho Bezerra de Oliveira Moura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutora em Patologia Oral pela UFRN. Mestrado em Patologia Oral pela UFRN.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

Oliveira, J. D. de, Oliveira, Y. D. de, Moura, J. M. B. de O., & Souza, G. C. de A. (2024). CÂNCER INFANTIL E A CONDIÇÃO DE SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS COM CÂNCER: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 22(3), 389–400. https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n3.p389-400

Edição

Seção

Ciências da Saúde/Revisão Integrativa