CÂNCER INFANTIL E A CONDIÇÃO DE SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS COM CÂNCER
REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n3.p389-400Palavras-chave:
Neoplasias; Doenças da boca; Saúde das Crianças; Saúde Bucal; Quimioterapia.Resumo
Alguns fatores em crianças com neoplasias malignas como a neutropenia, o tratamento antineoplásico e a condição de saúde bucal desfavorável podem contribuir para o desenvolvimento de alterações na cavidade oral. Portanto, o presente estudo objetivou analisar a condição de saúde bucal em crianças com câncer. Trata-se de uma revisão integrativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de levantamento bibliográfico nas bases de dados Medline, LILACS, BBO, BINACIS, BDENF, LIPECS e SciElo em agosto de 2021. Os resultados obtidos, a partir dos 13 artigos incluídos, revelaram que 69,23% da amostra foi representada por pacientes com Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA). Quanto ao tratamento antineoplásico, 92,30% dos artigos identificaram crianças em quimioterapia. Nos estudos que analisaram o CPO-D e/ou ceo-d não se conseguiu encontrar um padrão relacionado à cárie dentária, havendo muita variabilidade, porém com baixos valores predominantes. A maioria dos artigos revelaram uma condição de saúde periodontal satisfatória em crianças com câncer, já os índices que mediram o grau de higiene oral demonstraram um estado de saúde bucal que variou de regular a deficiente. Conclui-se que a condição de saúde bucal de crianças com câncer requer atenção a fim de prevenir as complicações ou a exacerbação das alterações orais que afetam a saúde bucal, saúde sistêmica e qualidade de vida desse grupo no decorrer do ciclo da doença ou tratamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.