ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n3.p353-360Palavras-chave:
Criança, Transtorno do espectro autista, Cuidados de enfermagemResumo
O Transtorno do Espectro Autismo (TEA) é a terminologia empregada para conglomerar distintas síndromes assinaladas por característica comuns. A abordagem a crianças com TEA demanda dos profissionais de saúde habilidades, conhecimento e estratégia de cuidado individualizado. O enfermeiro possui um contato direto com a criança com autismo, onde configura-se como fundamental para o auxílio ao cuidado a criança com TEA. Esse estudo teve como objetivo analisar a assistência de enfermagem a crianças com o Transtorno do Espectro Autista. Tratou-se de uma Revisão Integrativa, realizada nos meses de agosto a dezembro de 2023, nas bases de dados LILACS, Medline e BDENF onde foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DeSC): “Criança”, “Transtorno do espectro autista” e “Cuidados de enfermagem” resultando em 08 estudos. Os resultados mostraram que o enfermeiro saber como realizar o acolhimento e cuidado de modo integral a criança autista que considere todas as questões do TEA, e não se limitando somente ao acompanhamento do crescimento e desenvolvimento. Conclui-se que devem ser desenvolvidas estratégias voltadas a assistência de enfermagem a criança autista, o que irá contribuir para a multiplicação das estratégias de saúde, fornecendo uma assistência humanizada, individualizado e resolutivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.