A IMPORTÂNCIA DAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL (UTIN) E DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS NEONATAL (UCIN) PARA O RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS
Keywords:
Neonatologia., Unidades de Terapia Intensiva Neonatal., Prematuro.Abstract
O bebê que nasce antes de 37 semanas de gestação é considerado prematuro. Geralmente, apresentam pele frágil e fina, poucos reflexos de sucção e deglutição e pouca gordura sob a pele, necessitando, em muitas situações, de cuidados intensivos especializados. Nesse contexto, o Instituto Cândida Vargas (ICV), no intuito de oferecer aos recém-nascidos o cuidado integral de que necessitam, dispõe da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN). Este artigo consiste em um relato de experiência, desenvolvido com base em artigos periódicos, e na visita técnica realizada a essas unidades de cuidados especiais do ICV, buscando analisar a importância destes cuidados intensivos em RN prematuros. Verificou-se que a UCIN possui 18 leitos, atendidos 24 horas por equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. As diretrizes de organização da atenção integral e humanizada do recém-nascido grave estimulam o vínculo materno-fetal, mesmo durante a sua estadia nas unidades de cuidados intensivos, o que se pode visualizar na prática com a visita técnica ao ICV. O estudo permitiu evidenciar a importância do cuidado intensivo a este grupo de prematuros, devido as suas limitações fisiológicas, assim como o suporte psicológico dado aos familiares que tem o acesso livre as Unidades, estimulando o contato e aleitamento precoce do RN prematuro com os pais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.