CONFLITOS ÉTICOS NO AMBIENTE ACADÊMICO DE MEDICINA
Keywords:
Ética Médica, Estudantes de Medicina, Educação MédicaAbstract
A ética no ambiente acadêmico deve ser continuamente levada em discussão. O comportamento antiético pode se apresentar de diversas formas e tem causas multifatoriais. O presente artigo tem o objetivo de compreender e discutir o que é ética tomando como objeto de análise o comportamento ético e antiético dos estudantes de Medicina, assim como os reflexos atitudinais na atuação profissional desses indivíduos e suas repercussões. Foi elaborado, a partir de uma revisão integrativa, descritiva e exploratória entre 2012 e 2020, considerando as bases de dados da SciELO e Medline. Encontrou-se um total de 1029 artigos, sendo que apenas 13 desses se enquadravam nos critérios estabelecidos. Buscou-se identificar a razão que leva os estudantes a antiética acadêmica, refletindo acerca dos conflitos éticos que permeiam tal temática. Concluiu-se, portanto, que a ética é primordial para a formação em Medicina, sendo necessário adotar estratégias que propiciem um espaço de discussão e reflexão coletiva, estimulando a valorização da questão ética e psicológica, promovendo mudanças que possam contribuir para a melhoria do padrão ético e moral nas relações acadêmicas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.