REPERCUSSÃO DO TRATAMENTO DAS NEOPLASIAS DURANTE A GESTAÇÃO
Keywords:
Câncer de mama., Câncer do colo do útero., Gestação., Tratamento.Abstract
O câncer é considerado um grave problema de saúde pública, doença crônica que pode levar ao óbito ou trazer uma série de consequências à saúde da mulher, porém, a sobrevida aumenta quando o diagnóstico é feito precocemente. Entre os diversos tipos de cânceres, observa-se que o mais presente durante a gravidez é o câncer de colo do útero seguido do câncer de mama. O tratamento vai depender da idade gestacional, do tipo e do estadiamento da doença, preconizando e garantindo a atenção ao binômio mãe-filho, levando em consideração o risco benefício, garantindo uma maior sobrevida. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, a partir da qual as buscas foram realizadas em sites eletrônicos, destacando-se: SCIELO, INCA, LILACS, além dos manuais de Pré-Natal do Ministério da Saúde. Os artigos nacionais pesquisados foram publicados no período de 2008 a 2014. Foram analisados 13 artigos, sendo escolhidos apenas 05 e descartados 08, uma vez que estavam incompletos e desatualizados, também foram utilizados 02 manuais do Ministério da Saúde (Pré-natal de baixo e Pré-natal de alto risco). A realização deste estudo permitiu a constatação de que há escassez de dados científicos disponíveis na literatura acerca do câncer diagnosticado no período gestacional, o que se confirma pela quantidade de artigos encontrados durante a pesquisa. A questão norteadora foi a caracterização das publicações científicas acerca do tratamento\repercussões do câncer no período gestacional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.