DISPENSA DE MEDICAMENTOS PELO PROGRAMA FARMÁCIA BÁSICA EM GOIANÉSIA-GO
DISPENSING MEDICINES THROUGH THE BASIC PHARMACY PROGRAM IN GOIANÉSIA-GO
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n2.p211-220Keywords:
Assistência farmacêutica., Atenção à saúde, Uso racional de medicamentos.Abstract
Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a dispensa de medicamentos pela Assistência farmacêutica municipal na cidade de Goianésia-GO, afim de acessar o comportamento da população em relação ao consumo de medicação, associando estes a classificação de tarjas, e também a riscos e benefícios dos medicamentos mais dispensados. Metodologia: As informações para elaboração do estudo foram obtidas através do site Sistema de Gestão em Saúde (ICS), utilizando o método observacional analítico. Assim, investigamos os medicamentos mais dispensados pela Assistência Farmacêutica (AF) no período cinco anos (01/05/2013 à 31/05/2018). Resultados: Conseguimos observar que o Omeprazol (20mg), carbamazepina (200mg), Amitriptilina (25mg), Losartana (50mg), Hidroclorotiazida (25mg), Fluoxetina (20mg), Diazepam (10mg), Ácido Acetilsalicílico (100mg), Metformina (850mg) e Fenobarbital (100mg) foram os fármacos mais dispensados neste período. Conclusão: Os medicamentos mais dispensados pela AF de Goianésia foi o Omeprazol 20mg, medicamento este de tarja vermelha sem retenção pela farmácia. Visto que, estes apresentam algumas implicações quando utilizado exacerbadamente pela população sem a devida prescrição médica. Assim sendo, ao ofertar um tratamento deve-se sempre considerar os riscos e benefícios destes fármacos para a população.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.