ANSIEDADE, ATIVIDADE FÍSICA E SOLIDÃO DE ADULTOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
ANXIETY, PHYSICAL ACTIVITY AND LONELINESS IN ADULTS DURING THE COVID-19 PANDEMIC
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n1.p44-53Keywords:
Exercício Físico, Pandemias, Saúde Mental, Transtornos de AnsiedadeAbstract
As medidas de distanciamento social e as diferentes restrições sanitárias, devido à pandemia da COVID-19, levaram, ainda mais, a uma redução nos níveis de atividade física (AF) das pessoas. Outra consequência documentada é o aumento de casos de ansiedade e outros agravos na saúde mental da população. Portanto, o objetivo deste estudo é investigar os níveis de ansiedade, AF e aspectos do distanciamento social de adultos em função da pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo comparativo associativo, em que 127 participantes responderam um formulário online, composto por três seções: i) Aspectos relacionados à pandemia da COVID-19 (ex.: adesão às diretrizes do distanciamento social, solidão, estado vacinal de COVID-19); ii) Aspectos da AF (ex.: nível de AF pré-pandemia e atual); e iii) Aspectos dos transtornos de ansiedade. Associações ordinais entre AF, ansiedade e solidão foram analisadas pelo coeficiente gama (γ). Os resultados apontaram que a ansiedade guarda relação com a solidão (γ= 0,567; P= 0,005), mas não com os níveis de AF durante a pandemia (γ= −0,03; P= 1,000). Além disso, não foram observadas evidências de associação entre AF e solidão (γ= 0,09; P= 0,587). Conclui-se que a AF não apresentou evidências de associação com níveis reduzidos de ansiedade em adultos de ambos os sexos, durante a pandemia da COVID-19. Contudo, indivíduos que se sentiram mais solitários durante a pandemia, mostraram-se mais propensos a sintomas de ansiedade. A combinação entre redução da AF, níveis elevados de sintomas de ansiedade e de solidão pode ser preocupante para a saúde pública.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.