USO DE BENZODIAZEPÍNICOS EM IDOSOS COM TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS: IMPLICAÇÕES PARA O TEMPO DE USO
use of benzodiazepines in elderly people with psychiatriatric disorders: implications for time of use
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol23.n2.p251-262Palavras-chave:
benzodiazepinicos, Efeitos Adversos, pessoa idosa, uso prolongadoResumo
Os Benzodiazepínicos correspondem a uma classe de psicofármacos que produzem efeitos hipnóticos, sedativo, anticonvulsivante, ansiolítico e relaxante muscular, com boa eficácia em tratamentos de curta duração para transtornos mentais. O uso prolongado pode ocasionar efeitos adversos importantes, incluindo tolerância e dependência. Nos idosos, o consumo por longo tempo pode causar graves prejuízos à saúde e bem-estar. O objetivo do presente trabalho é analisar as principais consequências negativas para a saúde e qualidade de vida do idoso em decorrência do uso prolongado de benzodiazepínicos. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de estudo de abordagem qualitativa, realizado por meio de revisão integrativa da literatura, com buscas em bases de dados disponíveis na internet. Foram incluídos somente os estudos publicados entre 2019 e 2023, em português, inglês ou espanhol, objetivo de estudo voltado ao uso de benzodiazepínicos por idosos e contendo pelo menos um dos descritores no título ou no resumo. Foram excluídos os textos incompletos e trabalhos de conclusão de curso. Somente 13 estudos atenderam aos critérios de elegibilidade e abordaram a prevalência de consumo na população idosa, principais efeitos adversos e consequências relacionadas ao tempo prolongado de uso dos benzodiazepínicos. A eficácia desses fármacos é bem documentada, mas a prescrição é inadequada para pessoas idosas e a literatura analisada indica o consenso sobre consequências graves no longo prazo, como déficit cognitivo, desequilíbrio, insônia, fraqueza, tolerância, dependência e risco de abuso, instabilidade postural, elevado risco de quedas e fraturas, além de interações medicamentosas graves. Em conclusão, o uso de benzodiazepínicos por tempo prolongado implica em graves consequências para a saúde e qualidade de vida do idoso, demonstrando a necessidade de cuidados rigorosos na prescrição e orientação sobre o uso desses medicamentos.
Palavras-chave: Benzodiazepínicos. Efeitos adversos. Pessoa idosa. Uso prolongado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.