CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS: UMA INOVAÇÃO TERAPÊUTICA PARA PACIENTES COM DIABETES MELLITUS
mesenchymal stem cells: a therapeutic innovation for patients with diabetes DIABETES MELLITUS
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol23.n2.p236-243Palavras-chave:
Células-Tronco Mesenquimais. Diabetes Mellitus. Tratamento.Resumo
O Diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue, causada pela deficiência ou resistência à insulina. O tratamento da DM visa o controle glicêmico, com o uso de insulina ou medicamentos, entretanto, esses métodos farmacológicos não impedem o desenvolvimento de complicações associadas a doença. As células-tronco mesenquimais (CT-mesenquimais) representam uma alternativa promissora no tratamento de DM. O presente estudo teve como objetivo sintetizar conhecimento sobre o uso de células-tronco mesenquimais no tratamento de diabetes mellitus. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura científica, buscando artigos publicados entre os anos de 2019 e 2024, nas bases de dados PubMed, SciELO e LILACS, através das combinações dos descritores: Células-Tronco Mesenquimais, Diabetes Mellitus e Tratamento. A busca na literatura resultou em um total de 3.381 artigos, dos quais, após a aplicação dos critérios metodológicos estabelecidos foram incluídos no estudo 10 artigos. As células-tronco mesenquimais são células multipotentes, que podem ser isoladas da medula óssea, placenta, cordão umbilical e outros tecidos. Estudos demonstram que essas células promovem a regeneração de células β pancreáticas, combatendo o estresse oxidativo e estimulando a angiogênese, além disso, apresentam um efeito imunossupressor, modulando o processo inflamatório e melhorando a função do sistema imunológico, o que desencadeia o controle glicêmico e à prevenção de complicações crônicas associadas ao DM. Embora promissoras, as CT-mesenquimais apresentam desafios, como a necessidade de maior compreensão de sua estabilidade, capacidade migratória e risco de diferenciação indesejada. Em síntese, apesar de apresentarem características que precisam ser mais estudadas e esclarecidas, as CT-mesenquimais representam uma alternativa viável e inovadora para o tratamento de DM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.