RELATO OBSERVACIONAL DO PROJETO AURORA: CUIDADO À GESTANTE DE ALTO RISCO
observational report of the aurora project: high-risk pregnancy care
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol23.n2.p263-268Palavras-chave:
Gestante. Saúde Materno-Infantil. Acolhimento. Atendimento Integral à Saúde da mulher. Serviços de Saúde.Resumo
A gestação é um período de preocupação para muitas mulheres, e quando associada a fatores de risco pode apresentar um grande impacto na saúde materna e/ou fetal. A assistência e o cuidado durante o pré-natal tornam-se fundamentais, pois possibilitam a prevenção de complicações e um parto adequado, sem impactos negativos para a saúde da mãe e do recém-nascido. Apontar a experiência observacional no cuidado à gestante de alto risco em maternidade municipal de João Pessoa – PB. Trata-se de um relato de experiência de estudantes de Medicina referente à vivência com gestantes de alto risco no projeto de extensão Aurora, no período de março/2024 a novembro/2024. O projeto de extensão Aurora, das Faculdades Nova Esperança, tem como objetivo vivenciar e compreender, por meio da observação, a produção do cuidado humanizado durante o acolhimento, acompanhamento gestacional, pré-parto, parto e puerpério em uma maternidade da rede de atenção à saúde do município de João Pessoa-PB. Durante as interações com as gestantes, observou-se que muitas delas apresentaram dúvidas significativas sobre o processo gestacional de alto risco. No entanto, destaca-se o compromisso dos profissionais em fornecer orientações essenciais para o conhecimento das gestantes no autocuidado e na tomada de decisões ao longo do seu percurso obstétrico, visto que são acompanhadas no ambiente hospitalar. Esse enfoque multidimensional e integrado evidencia uma abordagem mais completa na linha de cuidado voltada à mulher, contribuindo para a promoção da saúde materna e neonatal na grande João Pessoa. A abordagem integrada, aliada à infraestrutura adequada e à expertise da equipe multidisciplinar, demonstra um compromisso sólido com a qualidade no cuidado obstétrico. Para fortalecer essas práticas, é essencial continuar investindo na educação contínua dos profissionais em todos os serviços da rede, na atualização de protocolos e na melhoria da infraestrutura hospitalar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.