TRABALHO EMOCIONAL DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA ONCOLOGIA PEDIÁTRICA: REVISÃO INTEGRATIVA
emotional labor of nursing in the context of pediatric oncology: an integrative review
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol23.n2.p244-250Palavras-chave:
Cuidados de Enfermagem, Emoções, Enfermagem Pediátrica, Oncologia, Terapia com Foco EmocionalResumo
O trabalho emocional é uma importante estratégia de cuidado de enfermagem, que tem como finalidade promover uma assistência integral, afetuosa e singular para crianças com câncer. O objetivo deste estudo é analisar as evidências científicas acerca da práxis do trabalho emocional de enfermagem no contexto da oncologia pediátrica. Trata-se de Revisão Integrativa da Literatura norteada pela questão: quais as evidências científicas acerca da prática do trabalho emocional de enfermagem no contexto da oncologia pediátrica para humanização do cuidado? A busca dos estudos ocorreu entre os meses de agosto a outubro de 2022, nas bases de dados Lilacs, Medline, na Biblioteca virtual de saúde e Portal CAPES. Os critérios de inclusão são os artigos publicados no recorte temporal de 2017 a 2022, nos idiomas inglês e português e estudos disponíveis na íntegra em periódicos on-line. Foram identificadas 1471 publicações das quais 7 compuseram a amostra, dentre essas verificou-se que 57,2% eram de origem nacional e 48,8% internacional. Evidenciou-se que, dentre as estratégias utilizadas pelos enfermeiros para promover o trabalho emocional de enfermagem, a maioria utilizou o lúdico. Os estudos comprovaram a importância da criação de um ambiente lúdico e mais acolhedor, o uso do brinquedo e o brinquedo terapêutico, a técnicas do sandplay, videogame ativo e o uso do desenho interacional foram estratégias ultilizadas como intervenções lúdicas benéficas essenciais para o enfrentamento da doença. Ainda assim, o cuidado emocional é pouco trabalhado na assistência de enfermagem, principalmente, voltada para crianças com câncer. É importante se considerar a dimensão emocional e afetiva no cuidado de enfermagem à criança com câncer, uma vez que este se estende além do âmbito físico, permeando um cuidado carinhoso, envolto de amor ao próximo e compaixão diante do sofrimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.