MANIFESTAÇÕES DERMATOLÓGICAS EM PACIENTES COM COVID-19
Palavras-chave:
Coronavírus, Manifestações Cutâneas, Infecções por CoronavírusResumo
A COVID-19, uma doença causada pelo novo coronavírus, o SARS-CoV-2, surgiu na China em dezembro de 2019 e rapidamente começou a se espalhar por todo o mundo. Porém, os sintomas são muito inespecíficos e variáveis, dificultando o diagnóstico clínico da doença. Diante disso, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a ocorrência das manifestações cutâneas e seus tipos nos pacientes portadores de COVID-19. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada em outubro de 2020, cujas questões norteadoras foram: <Manifestação dermatológica em pacientes com COVID-19 pode ser método diagnóstico de paciente com coronavírus? E, quais manifestações e complicações estão relacionadas a COVID-19?>. Apenas em março de 2020, os primeiros estudos sobre manifestações dermatológicas foram publicados, mostrando que os pacientes, em sua maioria, não apresentam lesões cutâneas e, os que apresentam, têm majoritariamente erupção eritematosa. No entanto, foram relatados os mais diferentes tipos de lesões. Devido à dificuldade em fazer o seguimento dos portadores das infecções por coronavírus, ainda não é conhecido seu mecanismo. O que se sabe é que a afecção é auto-limitada e que algumas drogas podem induzir a sua formação, dificultando a diferenciação entre manifestação do distúrbio e do tratamento. Sendo assim, as condutas devem ser individualizadas de modo a trazer uma melhor resposta terapêutica e entendimento da patologia. É importante estar atento principalmente aos enfermos que fazem uso de terapia imunossupressora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.