PARTICULARIDADES SOBRE A COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
FEATURES ABOUT COVID-19: AN INTEGRATIVE REVIEW
Palavras-chave:
COVID-19, Idosos, SARS-CoV2, Saúde PúblicaResumo
A pandemia por COVID-19 desencadeou um impacto imensurável em todas as esferas sociais, ocasionando um panorama global nunca antes vivenciado, principalmente em populações mais vulneráveis, como os idosos. Assim, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de realizar uma revisão sobre o Coronavírus principalmente em pacientes idosos. Para isso, realizou-se uma revisão integrativa por meio de uma metabusca na plataforma MEDLINE/PubMed, da qual foram selecionados 40 artigos após um processo de seleção de 8.911 trabalhos encontrados. Foi realizada uma explanação sobre o processo de doença, suas nuances na população de idosos, sua prevenção e os potenciais suportes terapêuticos. Nota-se que o coronavírus tem sua ação inicial relacionada aos receptores ECA-2, ocasionando um potencial inflamatório, com disfunção endotelial e alterações sistêmicas, as quais se associam a outras alterações imunológicas, que tendem a ter um curso variável em pacientes idosos. Estes, em geral, apresentam uma clínica compatível com uma síndrome gripal, embora tenham um maior percentual de casos atípicos, em relação a população em geral, e uma maior tendência a desfechos desfavoráveis, o que apresenta uma estreita relação com as suas doenças crônicas, as quais, em geral, são fatores de riscos independentes para mortalidade em pacientes com COVID-19. Quanto ao tratamento, um suporte ventilatório adequado, com o uso de corticoesteróides na necessidade de oxigênio, segue sendo consensual, enquanto outras terapêuticas mantêm-se contraditórias, necessitando maiores evidências para seu uso em larga escala. Sendo assim, a prevenção, com o distanciamento social, uso de máscaras e, sobretudo, com a realização da vacinação, segue sendo a principal forma de controle da pandemia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.