EDUCAÇÃO E SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO PROJETO “PREVENÇÃO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS BACTERIANAS E PARASITOSES”

  • Ana Karina Holanda Leite Maia
  • Clélia de Alencar Xavier Mota
  • Juliana Maria da Silva
  • Kaique Ferreira Costa de Almeida
  • Nara Percília da Silva Sena
  • Tharsila Guimarães Dos Anjos Ferreira
Palavras-chave: Educação em Saúde, Doenças Transmissíveis, Prevenção de Doenças. Crianças, Docentes

Resumo

Esse artigo trata-se de um relato de experiência sobre um trabalho realizado por um grupo de estudantes de Medicina, participantes de um projeto de extensão intitulado de “Educação e saúde: prevenção das doenças infecciosas bacterianas e ectoparasitoses”, cujos objetivos foram levar o conhecimento sobre as doenças infecciosas e bacterianas a um grupo de professores em uma escola pública, e também à comunidade escolar infantil que visitou as atividades proporcionadas pelo projeto, em parceria com a Faculdade de Medicina Nova Esperança. As atividades aconteceram no ano de 2014, sendo distribuídas entre o primeiro e o segundo semestre letivo. Para tanto, foram realizadas exposições dinâmicas e esclarecedoras que proporcionaram entendimento claro e objetivo a todos que foram assistidos. As equipes se reuniram uma vez por semana, num primeiro momento com os pais e professores, e num segundo momento com as crianças. Para os primeiros, em uma única apresentação, foram abordados temas como faringoamigdalites, otites, sinusites, pneumonia, coqueluche e doenças parasitárias. Para as crianças foram feitas duas atividades, de forma lúdica, a respeito de prevenção de infecções bacterianas e parasitoses. Com base nisso, concluiu-se que os objetivos do projeto foram alcançados e que os resultados encontrados ultrapassam estatísticas e números, tendo sido resultados qualitativos, com esclarecimento sobre doenças prevalentes na comunidade, bem como instruções para as resoluções de possíveis problemas relacionados às mesmas, que antes não eram conhecidas e a partir dessas iniciativas o foram. Pais, professores e alunos se mostraram gratos e satisfeitos com o que lhe foram passados. Houve imensa contribuição do projeto e suas diretrizes para a educação e construção de conhecimento da parcela da sociedade envolvida.

Publicado
2015-12-15
Como Citar
Leite Maia, A. K., Xavier Mota, C., da Silva, J., de Almeida, K. F., da Silva Sena, N., & Dos Anjos Ferreira, T. (2015). EDUCAÇÃO E SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO PROJETO “PREVENÇÃO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS BACTERIANAS E PARASITOSES”. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 13(2), 83 - 87. https://doi.org/10.17695/revcsnevol13n2p83 - 87
Seção
Ciências da Saúde/Artigo Original