ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA PREVENÇÃO DE LESÕES NO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR EM JOGADORES DE FUTEBOL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
PHYSIOTHERAPEUTIC ASSISTANCE IN THE PREVENTION OF INJURIES TO THE ANTERIOR CRUCIATE LIGAMENT IN SOCCER PLAYERS: AN INTEGRATIVE REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol20.n3.p168-178Palavras-chave:
fisioterapia desportiva, ligamento cruzado anterior, prevençãoResumo
A fisioterapia esportiva é uma prática da medicina voltada para o esporte que identifica, trata e recupera as lesões causadas pelo exercício físico. Este trabalho objetivou identificar os mecanismos de assistência do fisioterapeuta na prevenção de lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) em atletas amadores de futebol. Desta forma, foi realizada uma revisão integrativa de literatura com artigos relacionados à prevenção de patologias ocorridas em atletas amadores. Sendo incluídos artigos, teses, dissertações e monografias relacionados à temática, sem restrição de idioma e tempo de publicação e que estejam disponíveis na íntegra. Os critérios de exclusão foram artigos de revisão bibliográfica, artigos ou resumos que estivessem sido publicados em anais de congresso, além de cartas de editores e preprints. Em conclusão, o LCA é o principal componente articular do joelho que é frequentemente lesado na prática esportiva do futebol, e com isso, as abordagens preventivas do fisioterapeuta contribuem acentuadamente na redução da prevalência de lesões no LCA. Desse modo, o fisioterapeuta é responsável em desenvolver programas preventivos que estão, majoritariamente, associados com o aquecimento, alongamento, fortalecimento muscular, exercícios isométricos, de equilíbrio, de agilidade, de resistência e de flexibilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.