FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
AQUATIC PHYSIOTHERAPY IN THE REHABILITATION OF CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY: INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW
Palavras-chave:
Fisioterapia, Paralisia Cerebral, HidroterapiaResumo
A Paralisia Cerebral (PC) é uma lesão decorrente do sistema nervoso central de característica não progressiva adquirida na infância quando o cérebro ainda está no processo de maturação. Não há tratamento específico para a PC, porém, terapias convencionais e alternativas auxiliam na prevenção de complicações secundárias decorrentes da lesão, dentre elas a fisioterapia aquática. O objetivo deste estudo é investigar os efeitos da fisioterapia aquática em crianças com paralisia cerebral através de estudos de ensaios clínicos. Nesse sentido, foi realizada uma revisão integrativa de literatura por meio de estudos disponibilizados nas bases de dados da PubMed, BVS e PEDro, em que foram encontrados 100 artigos nas referidas bases de dados e que, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, apenas 6 apresentaram características de elegibilidade para inclusão na presente revisão. Dentre as atividades realizadas na água, terapias baseadas no conceito Halliwick, alongamentos e exercícios funcionais ganharam destaque nos estudos contemplados nesta revisão. A partir das intervenções, os principais resultados encontrados nos estudos foram a melhora da função motora grossa, melhora da funcionalidade, melhora no controle de tronco, melhora da qualidade de vida e no prazer ao realizar a atividade. Contudo, foi observado um déficit na literatura nacional e internacional sobre a disposição de ensaios clínicos referentes a terapia aquática como forma de intervenção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.