MÉTODOS, FERRAMENTAS E APLICAÇÕES DA METANÁLISE EM REVISÕES
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n3.p439-450Palavras-chave:
Formação acadêmica, meta-análise, Revisões sistemáticasResumo
Este estudo tem como objetivo investigar e elucidar os métodos, técnicas e aplicações da meta-análise em revisões sistemáticas, fornecendo uma compreensão abrangente do processo de seleção de estudos, extração de dados, cálculo de tamanhos de efeito, estimativa de modelos e exploração de viés de publicação. Trata-se de uma revisão sistemática, orientada pelas diretrizes do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis). As bases de dados utilizadas incluem PubMed/MEDLINE, Scopus, Web of Science, PsycINFO, Google Scholar e LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). As palavras-chave foram selecionadas a partir do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), sendo "Revisão Sistemática" e "Meta-Análise." Foram incluídas revisões de qualquer tipo (narrativas, integrativas, sistemáticas com ou sem metanálise) e estudos publicados na íntegra, sem restrições de data ou idioma, que explorassem as diversas aplicações da metanálise e fornecessem orientações para interpretar e apresentar seus resultados com precisão. Excluíram-se artigos experimentais, estudos observacionais, cartas editoriais, preprints, artigos publicados apenas em anais de congressos e artigos sem resumos ou indisponíveis online. As buscas nas bases de dados selecionadas ocorreram entre janeiro e junho de 2024, identificando um total de 130.588 artigos. Após a etapa de identificação, foi realizada a análise de duplicatas, resultando na exclusão de 45.856 artigos duplicados. Após essa triagem, 84.732 foram elegíveis para leitura de títulos e resumos. Nessa etapa, se excluiu 65.126 ensaios clínicos e estudos experimentais, além de 19.400 estudos observacionais, restando um total de 206 artigos para leitura do material na íntegra. Destes, apenas 10 foram considerados elegíveis para a amostragem final do artigo. A metanálise surge como uma ferramenta essencial para a síntese de dados em revisões sistemáticas, oferecendo uma visão abrangente e robusta dos resultados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.