SEXUALIDADE NA GESTAÇÃO E FATORES ASSOCIADOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

SEXUALITY IN PREGNANCY AND FACTORS ASSOCIATES: AN INTEGRATIVE REVIEW

Autores

Palavras-chave:

Sexualidade, Gravidez, Comportamento Sexual, Atividade Sexual

Resumo

Introdução: A sexualidade é um componente importante da saúde e bem-estar na vida de uma mulher. No período gestacional, a vivência da sexualidade é influenciada pela interação de fatores anatômicos, fisiológicos ou psicológicos, que podem interferir na função sexual e qualidade de vida durante a gravidez. Por essas razões, sabe-se que a função sexual é diminuída nas gestantes, porém a compreensão dos motivos que levam a insatisfação ainda não está suficientemente estabelecida. Objetivos: Aprofundar o conhecimento sobre sexualidade na gestação e analisar os fatores que interferem na função sexual da mulher durante o período gestacional. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa realizada em novembro de 2020, nas bases de dados PubMed, BVS e Scielo, utilizando os seguintes descritores: Sexualidade, Gravidez, Comportamento Sexual e Atividade Sexual. Foram identificados 771 artigos, após a aplicação dos filtros, critérios de inclusão e exclusão, 13 artigos compuseram a amostra. Resultados: Os resultados evidenciaram mudanças significativas em todos os domínios sexuais, além das alterações na estrutura e função corporal, fatores psicológicos como a ansiedade, a desinformação ou falta de conhecimento sobre sexualidade na gestação como fatores que contribuem para diminuição do funcionamento sexual. Conclusão: A função sexual é comprometida e a atividade sexual diminui à medida que a gravidez progride.

Biografia do Autor

Irina Luana Alves de Souza, Faculdade De enfermagem Nova esperança - FACENE

Fisioterapeuta pela Faculdade De enfermagem Nova esperança - FACENE

Weslley Barbosa Sales, Centro Universitário Maurício de Nassau

Fisioterapeuta pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) e pós-graduando em fisioterapia gerontológica e geriátrica pela Faculdade Serra Geral (FSG).

Luís Eduardo Alves Pereira, Centro Universitário Maurício de Nassau

Enfermeiro pelo Centro Universitário Maurício de Nassau

Allanna Stephany Cordeiro de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Paraíba

Vanessa da Nóbrega Dias, Faculdade De enfermagem Nova esperança - FACENE

Professora doutora do Curso de Fisioterapia da Faculdade De enfermagem Nova esperança - FACENE

Downloads

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Souza, I. L. A. de, Sales, W. B., Pereira, L. E. A., Oliveira, A. S. C. de, & Dias, V. da N. (2022). SEXUALIDADE NA GESTAÇÃO E FATORES ASSOCIADOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA: SEXUALITY IN PREGNANCY AND FACTORS ASSOCIATES: AN INTEGRATIVE REVIEW. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 20(1), 7–14. Recuperado de https://revista.facene.com.br/index.php/revistane/article/view/748

Edição

Seção

Ciências da Saúde/Revisão Integrativa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)