BRINQUEDO TERAPÊUTICO: PREPARO DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR PARA PUNÇÃO VENOSA

Authors

Keywords:

Emoções., Jogos e brinquedos., Pré-escolar., Enfermagem pediátrica.

Abstract

No período de hospitalização, a criança passa a vivenciar situações de estresse, decorrentes da mudança de rotina e do afastamento da família e dos amigos. Por essa razão, em um ambiente hospitalar, é necessário utilizar estratégias de enfrentamento que reduzam os prejuízos ao desenvolvimento, o que nos leva a averiguar a eficácia do uso do brinquedo terapêutico dramático no preparo de crianças em idade pré-escolar para procedimentos de enfermagem. Método: pesquisa do tipo intervenção, realizada com cinco pré-escolares, por meio de entrevista aberta e observação participante, durante sessões de Brinquedo Terapêutico Dramático. A análise dos dados ocorreu conforme os pressupostos da análise temática. Todos os aspectos preconizados pela resolução 466//12 foram seguidos. Resultados e Discussão: durante as sessões do Brinquedo Terapêutico, as crianças expressaram suas angústias e medos, através das falas e gestos, o que demonstra a relevância desta técnica na assistência infantil. A organização e interpretação dos dados permitiram a construção de três categorias: “Compreensão do Não Dito”; “Temor ao Trauma Físico e sua Supressão” e “Assimilação do procedimento. Conclusão: as crianças que fizeram uso do brinquedo terapêutico demonstraram confiança, aceitando melhor os procedimentos, como também tiveram amenizado o estresse decorrente da hospitalização, facilitando dessa forma, o desenvolvimento da assistência.

Published

2018-04-20

How to Cite

Pessoa, A. V. C., Santos, A. F. dos, Cruz, D. S. M. da, Marques, D. K. A., & Lubenow, J. A. M. (2018). BRINQUEDO TERAPÊUTICO: PREPARO DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR PARA PUNÇÃO VENOSA. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 16(1), 64–72. Retrieved from https://revista.facene.com.br/index.php/revistane/article/view/32

Issue

Section

Ciências da Saúde/Artigo Original

Most read articles by the same author(s)