ANGIOPLASTIA E ENDARTERECTOMIA CAROTÍDEA: RISCOS E BENEFÍCIOS DURANTE O PROCEDIMENTO E PÓS-OPERATÓRIO
Keywords:
Angioplastia, Endarterectomia, Cuidados pós-operatórios, Reestenose coronariana, TromboAbstract
A angioplastia carotídea baseia-se na inserção de um fio-guia no interior do vaso, um stent de metal autoexpansível, que é introduzido pelo fio, sendo posicionado e implantado na área estenosada, sendo via preferencial a artéria femoral, por não apresentar tantas estruturas neurovasculares adjacentes passíveis de lesão no ato cirúrgico. A endarterectomia trata-se de uma incisão no vaso ocluído e retirado o trombo juntamente com o endotélio vascular. Em seguida, a artéria é suturada e o fluxo é liberado, possuindo eventuais sangramentos controlados. Os hábitos do paciente, possíveis efeitos colaterais e complicações são fatores determinantes para a escolha da atuação médica. Os objetivos da pesquisa são comparar os dois métodos cirúrgicos, tendo em vista as indicações, riscos referentes aos procedimentos, pós-operatórios e localidade da obstrução, a fim de definir qual a melhor abordagem. Foi realizada uma revisão sistêmica da literatura, em periódicos e livros, elencando os pontos positivos e negativos de cada procedimento. A angioplastia e endarterectomia são dois procedimentos que consistem na desobstrução do vaso sanguíneo pela placa de aterosclerose, com a finalidade de restabelecer o fluxo sanguíneo. Porém, é esta última o método terapêutico de primeira escolha da atualidade, pois a angioplastia de carótida leva a uma maior taxa de acidente vascular cerebral e óbito, tanto em curto quanto em longo prazo, embora também esteja associada à menor taxa de infarto do miocárdio e lesão de nervo craniano. Foi possível observar que tanto a angioplastia quanto a endarterectomia são procedimentos que visam restaurar o fluxo sanguíneo através da retirada de placas que estão ocluindo a passagem regular do sangue, permitindo ao paciente uma melhora de seu quadro clínico, sendo a endarterectomia o primeiro método de escolha.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.