RASTREIO DE DEMÊNCIA ATRAVÉS DO MINI EXAME DO ESTADO MENTAL E TESTE DO RELÓGIO EM IDOSOS
Keywords:
Envelhecimento, Idoso, DemênciaAbstract
Com a mudança no perfil demográfico da população brasileira através do aumento do número de idosos em relação à população geral, vê-se a importância de se abordar essa faixa etária mais efetivamente. O processo demencial acompanha o envelhecimento, tomando importante expressão na saúde do Brasil atualmente. O presente estudo objetivou identificar a prevalência de demência de acordo com o
Mini Exame do Estado Mental e do Teste do Relógio, correlacionar os resultados de ambos os testes e comparar os resultados de acordo com a escolaridade. A pesquisa teve natureza descritiva e exploratória, com abordagens quantitativa e qualitativa, foi realizada no Projeto de Extensão “Envelhecimento Saudável” durante as atividades sociais desenvolvidas pelo grupo de idosos, com a utilização de dois testes de rastreio, o MEEM e TDR e autorizada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Famene sob o protocolo 85/13. Na amostra, 38% eram analfabetos e 62%
alfabetizados. No MEEM, 53,1% dos alfabetizados e 75% dos analfabetos zeraram a categoria de atenção e cálculo, e 65,5% dos alfabetizados e 75% dos analfabetos zeraram a de construção visual. Nas demais categorias, ambos os grupos alcançaram pelo menos 50% da pontuação máxima da categoria específica. No Teste do Desenho do Relógio, 54% dos alfabetizados e 20% dos analfabetos pontuaram 4 ou 5 pontos. Concluiu-se que tanto nos alfabetizados quanto nos analfabetos houve dificuldade especificamente nas categorias de atenção e cálculo e de construção visual do MEEM. Pelo TDR, observou-se que a maioria dos alfabetizados apresentou pequenos erros espaciais com dígitos e hora corretos, enquanto que a maioria dos analfabetos apresentou desorganização visuo-espacial moderada.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.