PERFIL DE USUÁRIOS DE DROGAS EM CENTROS TERAPÊUTICOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Keywords:
Dependência química, Saúde mental, Usuários de drogasAbstract
O uso indiscriminado de substâncias psicoativas tornou-se um fenômeno mundial. Apesar de o consumo destas substâncias datar dos primórdios da humanidade, os problemas decorrentes do uso abusivo e da dependência química têm sido relatados recentemente. A dependência química, constituindo-se um grave problema de saúde pública, causa uma série de prejuízos socioeconômicos, ocupacionais, psicológicos e físicos aos seus usuários. Há registros de mudanças ocorridas no perfil dos consumidores de substâncias psicoativas, ao longo dos anos, em decorrência da difusão de variados tipos de drogas e da iniciação do consumo em idade cada vez mais precoce. Neste contexto, desenvolveu-se o presente artigo, com o objetivo de investigar o perfil de usuários de drogas, internos em dois Centros Terapêuticos do Estado do Rio Grande do Norte-Brasil. Buscou-se, em estudos da especializados, estabelecer conexões entre prazer e vício, para uma melhor compreensão da dependência química. A metodologia desenvolve-se sob a forma de estudo documental e a pesquisa empírica baseou-se na coleta de dados extraídos de prontuários médicos de pacientes internos, no período compreendido entre outubro de 2013 a março de 2014, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, sob
protocolo nº 155/14. O estudo foi desenvolvido com quarenta e dois (n=42) pacientes do sexo masculino, adultos jovens, de meia idade e idosos, internos nos referidos Centros, destinados ao tratamento e à reabilitação de dependentes químicos. A partir das análises realizadas, pôde-se concluir que o perfil mais recorrente de dependentes de substâncias psicoativas, assistidos naqueles Centros, corresponde a indivíduos solteiros, adultos jovens, não brancos, com certo grau de escolaridade, dependentes de cocaína/crack, com histórico de mais de uma internação, consumo iniciado em idade precoce e, quase a totalidade, a partir do uso de álcool. O conhecimento do perfil de usuários de substâncias psicoativas torna-se
um referencial relevante, para fundamentar políticas públicas de prevenção...
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.