CONHECIMENTO DE HOMENS ACERCA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA
Keywords:
Câncer de próstata, Conhecimento, Prevenção, EnfermagemAbstract
O câncer de próstata é considerado um problema de saúde pública no Brasil. Com os exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) e o toque retal, é possível diagnosticar a doença precocemente. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa com objetivo de verificar o conhecimento dos homens acerca da prevenção do câncer de próstata. A coleta de dados foi realizada nos meses de fevereiro e março de 2014, por meio de entrevista, utilizando instrumento em forma de roteiro com questões norteadoras. Os dados coletados foram compilados em um banco eletrônico no programa Excel for Windows, para posterior discussão e análise à luz da fundamentação teórica pertinente ao tema. A maioria dos homens entrevistados possuía mais de 60 anos de idade e baixo nível socioeconômico e de escolaridade. A maioria relatou não ter realizado os exames por vários motivos, como preconceito, medo e falta de tempo. Já os que haviam realizado os exames preventivos sabiam da importância da sua realização anualmente. Todos os entrevistados já tinham ouvido falar sobre câncer de próstata. Conclui-se que a prevenção do câncer de próstata precisa ser melhor esclarecida para a população masculina, em especial, para que se rompam preconceitos sobre os exames preventivos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.