MÉTODOS, FERRAMENTAS E APLICAÇÕES DA METANÁLISE EM REVISÕES

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Weslley Barbosa Sales Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-6553-6266
  • Laura Beatriz Alves Costa UFRN
  • Mateus dos Santos de Albuquerque Guilherme Centro Universitário Uninassau, Natal, Brasil
  • Dimas Cícero Martins de França Faculdade Internacional da Paraíba - FPB
  • Francisco Romário Silveira UFPB
  • Mateus Osório da Silva UFPB

DOI:

https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n3.p439-450

Palavras-chave:

Formação acadêmica, meta-análise, Revisões sistemáticas

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar e elucidar os métodos, técnicas e aplicações da meta-análise em revisões sistemáticas, fornecendo uma compreensão abrangente do processo de seleção de estudos, extração de dados, cálculo de tamanhos de efeito, estimativa de modelos e exploração de viés de publicação. Trata-se de uma revisão sistemática, orientada pelas diretrizes do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis). As bases de dados utilizadas incluem PubMed/MEDLINE, Scopus, Web of Science, PsycINFO, Google Scholar e LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). As palavras-chave foram selecionadas a partir do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), sendo "Revisão Sistemática" e "Meta-Análise." Foram incluídas revisões de qualquer tipo (narrativas, integrativas, sistemáticas com ou sem metanálise) e estudos publicados na íntegra, sem restrições de data ou idioma, que explorassem as diversas aplicações da metanálise e fornecessem orientações para interpretar e apresentar seus resultados com precisão. Excluíram-se artigos experimentais, estudos observacionais, cartas editoriais, preprints, artigos publicados apenas em anais de congressos e artigos sem resumos ou indisponíveis online. As buscas nas bases de dados selecionadas ocorreram entre janeiro e junho de 2024, identificando um total de 130.588 artigos. Após a etapa de identificação, foi realizada a análise de duplicatas, resultando na exclusão de 45.856 artigos duplicados. Após essa triagem, 84.732 foram elegíveis para leitura de títulos e resumos. Nessa etapa, se excluiu 65.126 ensaios clínicos e estudos experimentais, além de 19.400 estudos observacionais, restando um total de 206 artigos para leitura do material na íntegra. Destes, apenas 10 foram considerados elegíveis para a amostragem final do artigo. A metanálise surge como uma ferramenta essencial para a síntese de dados em revisões sistemáticas, oferecendo uma visão abrangente e robusta dos resultados.

Biografia do Autor

Weslley Barbosa Sales, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Especialista em Fisioterapia Gerontológica e Geriátrica pela Faculdade de Serra Geral (FSG) e Fisioterapeuta pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU).

Laura Beatriz Alves Costa, UFRN

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mateus dos Santos de Albuquerque Guilherme, Centro Universitário Uninassau, Natal, Brasil

Graduando em Fisioterapia pela centro universitário Uninassau, Brasil.

Dimas Cícero Martins de França, Faculdade Internacional da Paraíba - FPB

Psicólogo pela Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), Brasil

Francisco Romário Silveira, UFPB

Psicólogo Clínico graduado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mateus Osório da Silva, UFPB

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

Sales, W. B., Costa, L. B. A., Guilherme, M. dos S. de A., França, D. C. M. de, Silveira, F. R., & Silva, M. O. da. (2024). MÉTODOS, FERRAMENTAS E APLICAÇÕES DA METANÁLISE EM REVISÕES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 22(3), 439–450. https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n3.p439-450

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)