INFECÇÃO CRUZADA NO CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA À LUZ DA LITERATURA
Keywords:
Infecção Hospitalar, Centro de Terapia Intensiva, Cuidados de Enfermagem, Prevenção & Controle, Lavagem de mãosAbstract
A Unidade de Terapia Intensiva é um setor complexo cuja função é assistir pacientes em estado clínico grave utilizando tecnologias avançadas e profissionais especializados. A pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica sobre infecção cruzada no Centro de Terapia Intensiva. Os objetivos são relacionar a infecção hospitalar com a infecção cruzada no Centro de Terapia Intensiva; identificar na literatura a atuação do enfermeiro mediante a infecção cruzada no Centro de Terapia Intensiva. A coleta de dados foi realizada com base em artigos científicos e base de dados online (SCIELO, LILACS, Ministério da Saúde, ANVISA) e livros. Esta pesquisa foi realizada no período de agosto de 2011 a maio de 2012, considerando como critério de inclusão os artigos e livros entre 2005 a 2012. A equipe de enfermagem é responsável pela maioria dos procedimentos realizados diariamente aos pacientes em Terapia Intensiva e tem sua assistência constantemente desafiada por microorganismos causadores de infecções relacionadas a procedimentos invasivos e responsáveis pelo aumento da morbi-mortalidade. Devido à realização de uma assistência inadequada, os pacientes internados estão mais predisponentes a adquirirem infecção cruzada. A higienização das mãos é a única medida mundialmente reconhecida como capaz de reduzir as taxas de infecções hospitalares. O uso de equipamentos de proteção individual também é considerado uma medida de prevenção contra contaminação de caráter coletivo. É importante que os enfermeiros de Centro de Terapia Intensiva detenham o conhecimento
específico sobre Infecção Hospitalar destacando a Infecção Cruzada para o seu
controle, através da prevenção, reforçando a importância das pesquisas e educação
continuada sobre a temática, como forma de avaliar e capacitar estes profissionais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.