PERCEPÇÕES DE PUÉRPERAS FRENTE À ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO ALOJAMENTO CONJUNTO
Keywords:
Enfermagem, Puerpério, Alojamento, ConjuntoAbstract
Objetivou-se analisar a percepção de puérperas sobre a assistência da enfermagem no Alojamento Conjunto (AC), caracterizando-as no aspecto sociodemográfico, identificando as informações prestadas pela equipe e verificando o grau de segurança destas para o autocuidado e cuidados com o bebê. Pesquisa do tipo descritiva, exploratória com abordagem quanti-qualitativa, realizada no alojamento conjunto de uma maternidade na cidade de João Pessoa-PB. A amostra foi constituída por dez puérperas primíparas, acima de dezoito anos. Foi utilizado como instrumento para coleta de dados um roteiro de entrevista estruturado, com questões subjetivas e objetivas. A caracterização da amostra passou por tratamento estatístico, enquanto que os dados qualitativos foram analisados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Os dados obtidos na pesquisa mostraram que 80% das puérperas entrevistadas apresentaram o ensino médio completo, 80% eram casadas, 80% apresentam renda familiar de um salário mínimo e 60% relataram ter trabalho remunerado; todas realizaram consultas de pré-natal. Outros dados demonstraram que todas as participantes conseguiram distinguir por quem era prestada a assistência na maternidade; todas as puérperas acharam a assistência de enfermagem de qualidade; quanto ao autocuidado, todas relataram realizar o mesmo; todas relataram que receberam informações prestadas pela equipe de enfermagem em relação ao cuidado ao bebê; a maioria das puérperas relatou ter tido boa interação com a equipe de enfermagem. Quanto às informações prestadas no alojamento conjunto, houve uma boa orientação da equipe da enfermagem sobre a nova etapa após a alta hospitalar em relação ao autocuidado materno e cuidado com o bebê. Portanto, pôde-se concluir que a assistência de enfermagem, prestada à puérpera em alojamento conjunto, é realizada de forma eficaz, com qualidade e humanizada.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.