ANTISSÉPTICOS BUCAIS PRÉ-PROCEDIMENTO COMO PREVENÇÃO AO SARS-CoV-2 EM ODONTOLOGIA: REVISÃO INTEGRATIVA
Keywords:
Odontologia, SARS-CoV-2, Peróxido de Hidrogênio, Clorexidina, Povidona-IodoAbstract
O SARS-CoV-2 e a pandemia da COVID-19 destacaram os riscos biológicos aos quais a equipe odontológica está exposta bem como a necessidade da adoção de medidas de biossegurança para diminuir a possibilidade de contaminação no ambiente odontológico. Uma das recomendações para reduzir o risco de transmissão viral é o uso de antissépticos bucais pelos pacientes antes dos atendimentos odontológicos. Esta revisão de literatura tem o objetivo de analisar as informações disponíveis a respeito do uso dos antissépticos bucais na Odontologia e a possível atividade dessas soluções contra o novo coronavírus. Para esta revisão integrativa foram selecionadas publicações científicas nas bases de dados eletrônicas Science Direct, Google Acadêmico, Scielo e PubMed, que abrangessem os temas SARS-CoV-2 e antissépticos bucais recomendados para bochecho pré-procedimento. Os resultados da revisão evidenciam que os antissépticos bucais são empregados na Odontologia para reduzir a quantidade de microrganismos, tratamento de doenças gengivais e periodontais, controle de placa bacteriana e profilaxia contra infecções. Ainda não há estudos clínicos que comprovem eficácia de enxaguantes bucais pré-procedimento na redução da carga viral ou prevenção de transmissão do SARS-CoV-2. No entanto, a realização de bochechos pré-procedimentos odontológicos é recomendada por organizações e associações de referência em saúde. Em vista disso, se faz necessária a realização de estudos clínicos randomizados que comprovem a efetividade do uso dos antissépticos bucais contra o SARS-CoV-2.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.