UTILIZAÇÃO DE CAMOMILA (Matricaria chamomilla L.) NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

USE OF CHAMOMILE (Matricaria chamomilla L.) IN THE SCHOOL DEVELOPMENT PROCESS OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER

Autores

  • Gardênia Maul de Andrade
  • Débora Teresa da Rocha Gomes Ferreira de Almeida
  • Josiane Silva de Oliveira
  • Júlio César Rodrigues Martins
  • Renato Lima Dantas Faculdade de Enfermagem Nova Esperança https://orcid.org/0000-0002-5464-9476

DOI:

https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.nEsp1.p399-415

Palavras-chave:

Desempenho escolar, Plantas medicinais, Crianças Especiais, TEA

Resumo

As plantas medicinais contêm substâncias que são utilizadas no processo de tratamento de doenças na medicina tradicional e, atualmente, vêm recebendo maior atenção da comunidade científica. A camomila é utilizada como chá, soluções tópicas e óleos essenciais que, por sua vez, são ricos em terpenos os quais atribuem à planta, além da ação calmante, ação anti-inflamatória e antioxidante, sendo benéfica no tratamento da ansiedade e depressão. Terapias vêm sendo empregadas para o público com Transtorno do Espectro Autista - TEA, sobretudo crianças e adolescentes, por apresentarem dificuldade na interação social e na comunicação, buscando desenvolver atividades no dia a dia com benefícios psicossociais, especialmente no cotidiano escolar. Plantas medicinais como a camomila podem ser utilizadas nesse propósito, sendo escassas abordagens com crianças com TEA no ambiente escolar. Assim, este trabalho objetivou investigar o efeito da camomila no comportamento e processo de desenvolvimento de crianças com TEA no ambiente escolar. Trata-se de um estudo transversal descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu entre os meses de agosto e setembro de 2023, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CAEE 70474723.7.0000.5179). O estudo foi realizado na escola municipal, situada na zona rural do município de Santa Rita – PB. A população deste estudo foi constituída por pais e/ou responsáveis, professores/cuidadores da turma do 1º ano fundamental da qual faziam parte apresentava 04 educandos diagnosticados com TEA. Foi utilizado um questionário avaliando aspectos do comportamento e conhecimento de plantas medicinais. O uso da camomila, por meio de atividades lúdicas, proporcionou aos discentes com TEA a concentração necessária, apenas no momento da aplicação, e contribuiu para a aprendizagem dos alunos. Os capítulos florais triturados e o extrato oleoso da camomila aplicados à massa de modelar orgânica, proporcionaram o relaxamento para, favorecendo a concentração e atenção dos discentes envolvidos neste trabalho.

Biografia do Autor

Gardênia Maul de Andrade

Engenheira Agrônoma (FACENE). Agente de Educação do Município de Santa Rita.

CEP. 58304-000. PB-011, Santa Rita - PB.

Débora Teresa da Rocha Gomes Ferreira de Almeida

Engenheira Agrônoma (UFAL), Doutora em Proteção de Plantas (UFAL)

Docente da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança. CEP 58067-698. João Pessoa-PB.  

Josiane Silva de Oliveira

Química Industrial, Mestre em Engenharia de Processos. Docente da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança. CEP 58067-698. João Pessoa-PB.

Júlio César Rodrigues Martins

Engenheiro Agrônomo (UFPB), Doutor em Tecnologias Energéticas Nucleares (UFPE)

Docente da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança. CEP 58067-698. João Pessoa-PB.  

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

Maul de Andrade, G., da Rocha Gomes Ferreira de Almeida, D. T., Silva de Oliveira, J., Rodrigues Martins, J. C., & Dantas, R. L. (2024). UTILIZAÇÃO DE CAMOMILA (Matricaria chamomilla L.) NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: USE OF CHAMOMILE (Matricaria chamomilla L.) IN THE SCHOOL DEVELOPMENT PROCESS OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 21(Esp1), 399–415. https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.nEsp1.p399-415

Edição

Seção

Ciências Agrárias/Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)