TOQUE DIGITAL PROSTÁTICO: CONHECIMENTO E RESISTÊNCIA MASCULINA NA TERCEIRA IDADE
Keywords:
Neoplasias da Próstata, Saúde do Idoso, Educação em saúdeAbstract
O câncer de próstata caracteriza-se como uma doença crescente e prevalente, responsável pela segunda causa de morte entre os homens. Apresentando-se como um importante problema de saúde pública a nível mundial, especialmente nos países em desenvolvimento, devido ao acelerado crescimento da população idosa. Objetivou-se investigar o nível de conhecimento e a resistência masculina, na terceira idade, ao exame do toque digital prostático. Pesquisa exploratória descritiva com abordagem quantitativa, realizada no campus da Faculdade de Enfermagem Medicina Nova Esperança, especificamente no Projeto de Extensão Universitária “Envelhecimento Saudável: integração ensino-comunidade na promoção à saúde e prevenção de doenças na população idosa” durante o período de setembro de 2012, na cidade de João Pessoa, PB. Atualmente o projeto conta com 100 participantes, sendo que deste grupo 13 são do sexo masculino. O procedimento para coleta dos dados se deu por meio de um formulário contendo questões referentes à caracterização socioeconômica da amostra e a questões pertinentes ao tema em estudo, e a análise ocorreu por meio de estatística descritiva frequencial simples. Oprojeto foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança sob o Protocolo nº 49/12. Os entrevistados possuíam média de idade de 70 a 74 anos, com baixa renda familiar e analfabetos. Prevaleceu nenhum (33%) nível de conhecimento sobre o câncer de próstata e conhecimento (67%) do toque digital prostático, sendo o Enfermeiro (50%) o profissional de saúde que mais orienta sobre esta temática, ficando estas orientações não compreendidas (50%). Torna-se evidente que os homens do estudo têm pouco conhecimento sobre o câncer de próstata, como também submeteram ao exame digital prostático. Entende-se, que adesão dos profissionais voltada para assistência dialogada e holística, contribuiria com a diminuição do preconceito em torno da doença e maior aceitação da realização de exames preventivos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.