ESTRATÉGIAS DE SUPORTE VENTILATÓRIO PARA PACIENTES COM CORONAVÍRUS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
VENTILATORY SUPPORT STRATEGIES FOR CORONAVITUS PATIENTS: INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW
Keywords:
Covid-19, Ventilação Mecânica, Insuficiência Respiratória, FisioterapiaAbstract
O novo coronavírus (Covid-19) surgiu no ano de 2019 originando uma pandemia que primariamente afetava pessoas de meia idade, principalmente, com doenças associadas, cursando com diversas complicações em todos os sistemas do corpo humano em especial comprometendo a função respiratória destes indivíduos contaminados reduzindo a capacidade de vida e funcionalidade. A fisioterapia busca agregar as modalidades das estratégias terapêuticas que visam essas condições, proporcionando atributo de vida para pessoas acometidas por essa infecção. Objetivou-se analisar a eficácia do suporte ventilatório para pacientes com covid-19, com base nas evidências científicas, atualmente demonstradas. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que foi realizada nos meses de abril a novembro de 2020 nas bases virtuais LILACS, MEDLINE, PUBMED e SCIELO. Como critérios de inclusão, foram considerados os artigos disponíveis na íntegra sobre a temática abordada, publicados em português, inglês e espanhol, com possibilidade de acesso à publicação gratuita e publicada nos últimos cinco anos. Foram excluídas as publicações referentes a documentos com impossibilidade de acesso, publicações repetidas nas bases de dados. O descritores selecionados são: covid-19, ventilação mecânica, insuficiência respiratória, fisioterapia. Objetivando a distinção dos estudos analisados, foi construído um instrumento de análise de dados contemplando informações relativas aos estudos. Posteriormente, os artigos foram organizados de acordo com as características encontradas, definiu-se o eixo temático de análise: estratégias de suporte ventilatório para pacientes com covid-19. No estudo realizado, observou-se que as técnicas terapêuticas obtiveram sucesso no entendimento da complexidade da doença e suas manifestações trazendo melhora da capacidade funcional e pulmonar associado ao modelo de manejo desses pacientes. Verificou-se a importância da revisão integrativa nas práticas baseadas em evidências à medida que sumariza diversos estudos e amplia as análises para o campo da ciência, sobretudo no cenário da saúde. Logo, recomenda-se a realização de outros estudos sobre a temática que possam promover os diversos recursos fisioterapêuticos na vida do indivíduo acometido pela covid-19.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.