A REPERCUSSÕES DAS AÇÓES EDUCATIVAS NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) PARA SAÚDE SEXUAL DOS ADOLESCENTES.
REPERCUSSIONS OF EDUCATIONAL ACTIONS IN THE SCHOOL HEALTH PROGRAM (PSE) FOR ADOLESCENT SEXUAL HEALTH.
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.nEsp2.p556-573Keywords:
Adolescência., Sexualidade., Doenças.Abstract
A adolescência configura-se em um período de transição entre a infância e a vida adulta e onde se caracteriza pelos impulsos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social, junto com as mudanças do corpo. Essa fase, chamada de puberdade, termina quando o indivíduo conclui o seu crescimento. Este estudo teve como objetivo avaliar as ações de promoção e educação desenvolvidas pela equipe de enfermagem considerando como eixo, saúde sexual do Programa Saúde na Escola. Os objetivos específicos foram: traçar o perfil sociodemográfico dos adolescentes, investigar se as ações realizadas sobre sexualidade no ambiente escolar estão sendo absorvidas por eles, e averiguar o conhecimento sobre o tema abordado. O desenvolvimento da presente análise se deu através com abordagem quantitativa que teve como instrumento a aplicação de um questionário. A pesquisa foi realizada nas Escola Municipais de Ensino Fundamental Augusto dos Anjos e Francisco Pereira da Nobrega. A população envolvida foi composta por adolescentes matriculados nestas escolas, com uma amostra de 43 alunos que realizaram a assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido-TCLE, como também um termo de Assentimento para que os pais pudessem assinar, liberando os entrevistados a participarem da atividade por serem menores de idade. Com a conclusão da pesquisa, percebeu-se que mesmo com os trabalhos realizados junto as escolas, existem questionamentos feitos pelos adolescentes em não conhecer ou saber do que se trata a palavra contraceptivos, como também o conhecimento dos preservativos feminino, mas não sabem como usar, onde mostra que educação em saúde deve rever uma forma diferenciada e simplificada para melhor entendimento aos adolescentes e jovens das redes pública e privadas de ensino. A pesquisa respeitou os aspectos éticos preconizados pela resolução CNS 466/12, do conselho Nacional de Saúde que trata da pesquisa com seres humanos e também os aspectos éticos, bem como da Resolução 564/2017 do COFEN que trata do código de ética dos profissionais de Enfermagem.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.