QUALIDADE DE MAMÃO GOLDEN COMERCIALIZADO EM FEIRAS LIVRES E SUPERMERCADOS DE JOÃO PESSOA – PB

QUALITY OF GOLDEN PAPAYA SOLD IN STREET MARKETS AND SUPERMARKETS IN JOÃO PESSOA - PB

Autores

  • José Lucas Pereira da Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Handerson Brandão Melo de Lima Mestrando em Produção Vegetal, Universidade Federal de Alagoas – UFAL
  • Maria Roberta Mendes de Carvalho Faculdade de Enfermagem Nova Esperança, João Pessoa-PB
  • Débora Teresa da Rocha Gomes Ferreira de Almeida Faculdade de Enfermagem Nova Esperança, João Pessoa-PB
  • Júlio César Rodrigues Martins Faculdade de Enfermagem Nova Esperança, João Pessoa-PB
  • Renato Lima Dantas Faculdade de Enfermagem Nova Esperança, João Pessoa-PB

DOI:

https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n1.p95-100

Palavras-chave:

Pós-colheita, Frutas nativas, Carica papaya

Resumo

A fruticultura é um dos grandes setores do agronegócio brasileiro, e o mamão é uma das principais frutas comercializadas no país. O mamoeiro tem sua possível origem na região da América Central. As características físicas do mamão variam conforme o grupo e a variedade. As variedades de linhagem puras mais comercializadas no Brasil, como “Golden” e “Sunrise Solo”, têm seu peso em torno de 400 e 500g, já os híbridos apresentam um tamanho maior, com pesos entre 900g a 1600g. Existem vários meios de comercialização de frutos, porém os principais são as feiras livres, que foram um dos primeiros meios de comercialização do mundo, e os supermercados, que são reflexos da modernização, um ambiente que entrega um maior conforto aos clientes e os frutos recebem um maior cuidado com embalagem e na forma como são apresentados. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade para constatar uma possível existência de diferenças entre as qualidades físicas dos mamões ofertados nesses dois locais de comercialização na cidade de João Pessoa-PB. Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado, com cinco tratamentos, sendo eles, frutos provenientes de feiras livres e frutos de supermercados, sendo três supermercados e duas feiras livres. Foram avaliadas as variáveis, massa total do fruto (g) e peso da polpa (g), determinada em balança semianalítica; diâmetro (cm), comprimento (cm), medidas com paquímetro, na região equatorial. Os dados das variáveis foram submetidos à análise de variância (ANOVA) pelo teste F até o nível de 5% de probabilidade de erro, e posteriormente, foi realizado o teste de Scoot Not com 5% de significância. Com relação às variáveis massa, peso da polpa e diâmetro dos frutos, os supermercados apresentaram uma média superior às observadas nas feiras livres. Para a variável comprimento não houve diferença estatística entre os tratamentos.

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Pereira da Silva, J. L., Brandão Melo de Lima, H., Mendes de Carvalho, M. R., da Rocha Gomes Ferreira de Almeida, D. T., Rodrigues Martins, J. C., & Dantas, R. L. (2024). QUALIDADE DE MAMÃO GOLDEN COMERCIALIZADO EM FEIRAS LIVRES E SUPERMERCADOS DE JOÃO PESSOA – PB : QUALITY OF GOLDEN PAPAYA SOLD IN STREET MARKETS AND SUPERMARKETS IN JOÃO PESSOA - PB . Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 22(1), 95–100. https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n1.p95-100

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