ENTENDIMENTO APRESENTADO POR MÉDICOS E ENFERMEIROS SOBRE O TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS
Keywords:
Transplante de Órgãos., Sistema Nacional de Transplantes., Captação de órgãos.Abstract
O presente estudo avaliou o entendimento de médicos e de enfermeiros a respeito do transplante de órgãos e caracterizou-se como uma pesquisa de campo, descritiva e com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada em quatro instituições hospitalares do município de João Pessoa, PB. A amostra foi composta por 320 profissionais, que foram entrevistados entre os meses de dezembro de 2015 a janeiro de 2016. O instrumento escolhido para a coleta de dados foi um questionário estruturado em duas partes: dados com identificação dos participantes; e dados relacionados à temática sobre conhecimento de transplante de órgãos. Para a análise quantitativa foi utilizado o pacote estatístico SPSS (Versão 18). Verificou-se que a maior parte dos profissionais entrevistados são doadores de órgãos e que uma quantidade considerável dos médicos relatou nunca ter aberto um protocolo de morte encefálica. Por outro lado, existe uma carência do ensino sobre transplante de órgãos no ensino superior que justifica os resultados encontrados na pesquisa. Além disso, com relação aos enfermeiros, observou-se que esses carecem de mais estudos acerca do protocolo de manutenção hemodinâmica de pacientes em morte encefálica.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.