ANÁLISE DA INCIDÊNCIA DAS VARIAÇÕES ANATÔMICAS DOS RAMOS DAS ARTÉRIAS CORONÁRIAS
Keywords:
Anatomia. ', Cardiologia., Variação Anatômica., Coronária.Abstract
O estudo morfológico das artérias coronarianas sempre foi um assunto de grande interesse na anatomia e na cardiologia, devido a variabilidade na distribuição das artérias no coração e possíveis correlações anatomoclínicas, entre o tipo de irrigação e o diferente risco de infarto do miocárdio. Dessa forma, com objetivo de abrandar os conhecimentos na área, foi realizada uma pesquisa do tipo experimental, de aspecto descritivo com abordagem e quantitativa no Laboratório de Anatomia da Faculdade de Medicina Nova Esperança, localizado no Bairro Gramame na cidade de João Pessoa - Paraíba. A amostra foi composta por 20 corações cadavéricos dissecados no ano de 2016 e 2017, no referido laboratório. Há muitas variações das artérias coronárias descritas na literatura e que levam em consideração não só a alternância da origem desses vasos, mas também a dominância do suprimento arterial, a diferença do calibre e comprimento quando comparada a maioria. Apesar de uma grande coerência de padrão de trajeto dos corações pesquisados (sendo 90% regulares), quanto a origem e a ramificação, encontraram-se taxas menores de regularidade (70%). Ao analisar se poderia haver algum indicativo de correlação entre a origem dos vasos coronarianos e a hipertrofia aparente, notou-se uma pequena taxa de 10% de correspondência. No entanto, como viés, o número de itens analisados mostrou-se insuficiente para alcançar uma maior fidelidade da anatomia coronariana, além de todas as peças terem como origem comum, o laboratório de anatomia da FAMENE, limitando a qualidade dos resultados.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.