DUPLICAÇÃO DA ARTÉRIA CEREBELAR SUPERIOR ESQUERDA ASSOCIADA À NEVRALGIA DO NERVO TRIGÊMEO
Keywords:
Círculo Arterial do Cérebro., Neuralgia do Trigêmeo., Variação Anatômica.Abstract
A artéria basilar (AB) percorre o sulco basilar da ponte e termina superiormente, bifurcando-se para formar as artérias cerebrais posteriores. Em seu trajeto ascendente, a AB emite ramos e, dentre eles, estão as artérias cerebelares superiores (ACS). Normalmente, a AB emite apenas um ramo direito e um ramo esquerdo para formar a ACS, que irrigará o mesencéfalo e a porção superior do cerebelo, através dos seus segmentos pontomesencefálico, cerebelomesencefálico e cortical. Tais segmentos mantêm ainda relações com os pares de nervos cranianos: oculomotor, troclear e trigêmeo. O presente estudo tem por objetivo fazer um relato de caso sobre uma variação anatômica da artéria cerebral superior esquerda, comparando uma análise real das estruturas anatômicas com estudos descritos na literatura e correlacionando-os com a percepção fisiopatológica compreendida por esse fenômeno. As informações contidas neste trabalho foram obtidas
por meio de observação direta de peça anatômica em laboratório de neuroanatomia, e a correlação fisiopatológica feita, através de análise de artigoscientíficos, publicados entre os anos de 2012 e 2017. Na análise da peça cadavérica, observou-se a existência de um ramo direito da ACS, ao passo que existiam dois ramos esquerdos dessa mesma artéria, configurando a variação anatômica. Dentre as afecções que essa duplicação pode provocar, destaca-se a nevralgia do nervo trigêmeo. A neoformação vascular pode ainda provocar uma distribuição desigual do fluxo sanguíneo, resultando em hipoplasia do ramo trigeminal e áreas cerebelares. Esses ramos atípicos são mais propensos à formação de aneurismas e, consequentemente, acidentes vasculares encefálicos. O conhecimento das variações anatômicas do sistema vertebrobasilar é essencial, devido a sua grande prevalência, sendo assim o estudo indispensável para a compreensão do surgimento de doenças cerebrovasculares, como a nevralgia do trigêmeo, para a realização de procedimentos microvasculares reconstrutivos e fornecimento de informações às avaliações radiológicas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.