MODALIDADES DE CONHECIMENTO E SUAS INTERFACES POSSÍVEIS COM O CUIDAR EM ENFERMAGEM
Keywords:
Enfermagem, Conhecimento, PesquisaAbstract
O cuidar em Enfermagem evoca, além do afeto e da responsabilidade, um compromisso com o saber, com o fazer e com o agir, cujas dimensões estão vinculadas aos conhecimentos técnico-científicos e, principalmente, à sensibilização e à consciência ética do enfermeiro. O conhecimento adquirido e necessário ao cuidar em Enfermagem é integrativo e relacional, de modo a congregar diversos saberes oriundos do outro, das ciências e das experiências cotidianas. Assim, este estudo tem como objetivos: descrever modalidades de conhecimento e discorrer sobre interfaces possíveis com o cuidar em Enfermagem. Consiste, pois, em uma pesquisa bibliográfica. Durante o delineamento do estudo, identificou-se que as modalidades de conhecimento constituem maneiras diversas de compreender a nossa relação com o mundo, sendo diferenciadas, de forma meramente ilustrativa e didática, em: conhecimento popular, conhecimento teológico, conhecimento filosófico e conhecimento científico. O primeiro é simplesmente adquirido por experiências culturais do dia-a-dia de uma população, sem a preocupação de relacionar fatos e de interpretá-los. O conhecimento teológico é produto da fé humana em uma ou mais entidades divinas, as quais por sua vez provêm das revelações do mistério, do oculto, do inteligível, interpretadas como mensagens divinas. Por sua vez, o conhecimento filosófico tem por fundamento a capacidade de reflexão do homem por instrumento exclusivo do raciocínio; assim, a filosofia pode ser descrita como uma incessante busca por fundamentos e relações. Quanto ao conhecimento científico, este é fato rigorosamente comprovado, um tipo de investigação especializada, porquanto, claro, preciso, comunicável, metódico, sistemático e explicativo. Ao término do trabalho foi possível evidenciar que o desenvolvimento do cuidar em enfermagem reivindica a capacidade que o profissional/cientista/cuidador possui de integrar conhecimentos apreendidos em seu cotidiano às suas vivências, de maneira que possam repensar suas práticas e seu modo de ser. A isso, denomina-se saber.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.